ISCP Virtual

Na noite desta quarta-feira (12), às 19h, ocorreu a solenidade de colação de grau da primeira turma do curso Tecnólogo em Segurança Pública, ano 2018, do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar do Distrito Federal - ISCP.

O evento aconteceu no auditório da faculdade Unip e contou com a presença do Senhor Coronel Marco Antônio Nunes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM/CBM (CNCG) e paraninfo da turma de formandos; Senhor Coronel Helbert Borges Marins, comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília; professor João Carlos Felix; professora Cíntia Gontijo; e professora Alda Lino.

O coronel Nunes, em discurso, felicitou os formandos e ressaltou a importância desta data, tendo em vista que essa foi a primeira turma de tecnólogos em segurança pública formada na instituição. Hoje o ISCP possui 3 cursos de graduação e 7 cursos de pós.

Em seguida, o orador da turma, formando Marcos Antônio de Oliveira Alves, lembrou da importância da educação continuada na instituição. A educação contribui para que - nas palavras dele - “possamos representar nossa instituição com primazia e honestidade”.

 

00001 FM

00002 FM

00003 FM

00004 FM 

Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2018, o Instituto Superior de Ciências Policiais realizou o 1º Congresso Internacional de Ciências Policiais – 1º CICP 2018. O evento aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa, localizado em Brasília, no Setor de Clubes Sul, cedido pelo Tribunal de Contas da União.

O congresso reuniu gestores, pesquisadores e operadores da segurança pública em debates qualificados e um grande intercâmbio técnico profissional em prol do aperfeiçoamento da atividade policial. Foi uma iniciativa pioneira no Brasil nesta área e uma oportunidade única de reflexão e proposição de ideias sobre o campo policial no país.

Durante o evento, foram discutidas ideias, a partir de experiências nacionais e internacionais que visaram levar o Brasil a mitigar os problemas de Segurança Pública, com a participação ativa da sociedade, a maior beneficiária dessas transformações.

O congresso foi aberto pelo Reitor do ISCP, Coronel Ferro, e contou com palestras, mesas redondas e debates com especialistas em segurança de vários países, como Estados Unidos e Suíça, do conselheiro policial das Nações Unidas e diretor da Divisão de Polícia da ONU, comissário Luís Carrilho e do ex-comandante da PMDF, Coronel Nunes. Estiveram presentes também vários membros da PMDF e da sociedade civil, bem como policiais de nações amigas.

O evento, sem precedentes no Brasil, teve como principal peculiaridade tratar da atividade policial, buscando aportes técnicos e científicos com profissionais de renome na área da Psicologia, do Direito, da Sociologia dentre outras atuações. As palestras destacaram a produção acadêmica, científica e midiática amplas e voltadas para segurança pública. Em paralelo, foram apresentados diversos trabalhos acadêmicos e pesquisas que foram feitas, tendo como objeto a organização policial em geral.

O 1º CICP vai ficar marcado pela excelência dos resultados do seu planejamento e execução, demonstrado em cada detalhe, com critérios na escolha e logística envolvida na participação dos palestrantes estrangeiros, precisão na gestão de um evento com várias atividades concomitantes, com salas de apresentações, bem como a ambientação local, e com a exibição apropriada de vários simbolismos/equipamentos históricos e contemporâneos utilizados pela Polícia Militar do Distrito Federal.

 

GALERIA DE FOTOS

 

Veja os vídeos do evento:

05 de dezembro (manhã)

05 de dezembro (tarde)

05 de dezembro (noite)

06 de dezembro (manhã)

06 de dezembro (tarde)

07 de dezembro (manhã)

07 de dezembro (tarde)

 

WhatsApp Image 2019 01 08 at 14.51.50

     Na tarde desta quarta-feira (20), o general de brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, representando o general do Exército, Walter Souza Braga Netto, interventor do estado do Rio de Janeiro, visitou o Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar do Distrito Federal.

    O general foi recebido com honras militares pelo chefe do Departamento de Educação e Cultura da PMDF, coronel Ferro, pelo comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Borges, e pelo chefe do Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento, coronel Motta.

    Após a recepção, o coronel Ferro agradeceu a presença do general em nome do comandante-geral da PMDF, coronel Nunes. O chefe do DEC passou a explanar sobre o Instituto, que foi fundado em 2010, e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura em 2013 com a nota máxima.

    O coronel Ferro falou da importância que o Instituto tem para formação e reconhecimento dos policiais militares dos Distrito Federal. Após a explanação, o general percorreu as instalações da unidade de ensino acompanhado pelos coronéis da PMDF.

    O objetivo da visita foi conhecer a organização, a infraestrutura, as atividades administrativas e didáticas desenvolvidas pelo Instituto Superior da PMDF.

Durante a visita, a comitiva conheceu as melhores práticas de ensino levadas a efeito pelo Instituto na formação e aperfeiçoamento profissional dos policiais militares do Distrito Federal.

Coletaram a maior quantidade possível de informações para ajudar na implementação de medidas de aperfeiçoamento no ensino dos órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro.

    A comitiva era composta, além do general Pimentel, pelo coronel de Infantaria Aérea e Diretor de Gestão e Avaliação de Pessoal do Gabinete de Intervenção, Almir Pinto de Lima, e pelo chefe de Gabinete do Comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Renan Gomes de Oliveira.

    Por fim, o general Pimentel foi ao Quartel do Comando-Geral da Policia Militar do Distrito Federal onde foi recebido pelo subcomandante-geral da PMDF, coronel Sousa Lima. Para o subcomandante, “a educação é chave para que o processo mude” e complementou “tentamos mostrar aqui a diferença que a educação trouxe para nossa Corporação”.

   No fim da visita, o general agradeceu a PMDF em nome do general Braga Netto e enfatizou “saímos daqui bastante impressionados e a nossa ideia é estreitar as ligações com ISCP pra que a gente possa avançar também na Polícia Militar do Rio de Janeiro”.

 

capage

ferro

todos

      Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação de Docentes e Conteudistas para EaD. O curso objetiva preparar professores e conteudistas em Ensino a Distância para transmitir conteúdos disciplinares aos policiais por intermédio do ambiente virtual de aprendizagem. Confira todas as normas do processo seletivo no Edital DEEC Nº 24/2018 de 08 de junho de 2018.

 

Banner Docentes e Conteudistas 2018

Copyright © 2016 Informática ISCP. Todos os Direitos Reservados. Setor de Áreas Isoladas Sudeste - SAISO Área Especial - Asa Sul - Brasília-DF. CEP: 70610-200 - pga@iscp.edu.br - 61 - 3910-1556