ISCP Virtual

A capitão da Polícia Militar do Distrito Federal e professora do ISCP, Daniele de Sousa Alcântara, lançará no dia 03 de abril de 2019 o livro: “Muito mais que segurança”, identidade profissional de policiais militares do Distrito Federal a partir de suas representações sociais. O lançamento ocorrerá às 19h no restaurante Carpe Diem, na 104 Sul.

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, atuando na linha de pesquisa de Violência, Segurança e Cidadania. Realizou Estágio de Doutorado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal e Estágio de Doutorado no Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologiques (CADIS) da L'École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris - França, no período de setembro de 2014 a maio de 2015. 

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2012). Especialista em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB, 2009). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL, 2011).

Graduada em Segurança Pública -Curso de Formação de Oficiais (2006). Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB, 2002). Graduada em Letras Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB, 2010). Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID, 2014). Participou do Law Enforcement Management Development Program na International Law Enforcement Academy, ILEA, em El Salvador; do United Nations Police Pre-Deployment Course no Pearson Peacekeeping Centre e do United Nations Police Officer Course no Life Guards Centre, Stockholm-Swedish.

Entre os interesses de pesquisas encontram-se temas relacionados a violência, polícia, educação policial pautados pela teoria das representações sociais e por concepções. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Avaliadora do INEP/MEC. Professora do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP).

ConviteDaniele

A Fundação Carolina abriu nova edição de sua chamada para bolsas de estudo, correspondente ao ano letivo de 2019-2020. No total, são oferecidas 723 bolsas, que visam a fortalecer a comunidade ibero-americana, sobretudo no âmbito dos objetivos da Agenda 2030, por meio da educação, ciência, tecnologia e inovação, sustentabilidade e igualdade de gênero.

De acordo com a Fundação, as bolsas estão distribuídas nas seguintes modalidades: 283 bolsas de pós-graduação, 100 bolsas de doutorado e pós-doutorado curto, 66 bolsas de mobilidade para professores e 165 bolsas para estudos institucionais. Para estes, devem ser adicionados 109 renovações de bolsas de doutorado. Totalizando 181 programas acadêmicos, dos quais 143 são pós-graduados.

Entre as novidades deste ano, destaca-se o programa de intercâmbio de pesquisadores, que se organiza em conjunto com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) no marco do projeto Campus Ibero-América. A partir deste ano, também serão oferecidas bolsas a pesquisadores espanhóis com interesse em realizar intercâmbio em instituição acadêmica de países latino-americanos e caribenhos que façam parte da comunidade ibero-americana. O edital busca, ainda, fomentar a maior participação de pesquisadoras em áreas acadêmicas tais como engenharia, ciência, matemática e tecnologia, promovendo, assim, maior igualdade de gênero no setor. Dá destaque também a maior oferta de bolsas institucionais, visando a fortalecer as administrações públicas ibero- americanas.

O prazo para a solicitação de bolsas de pós-graduação é até 7 de março; e de bolsas de doutorado, programa de mobilidade de professores (permitem uma curta permanência de professores ou pesquisadores de universidades argentinas, brasileiras e portuguesas na Espanha) e de estudos institucionais, até 5 de abril.

Mais informações: http://gestion.fundacioncarolina.es/programas.

bandeira espanha

Informamos à comunidade acadêmica e pesquisadores interessados, que está aberto o prazo para apresentação de artigos científicos, resenhas críticas, notas técnicas e relatos de experiência ou relatórios de viagens de estudo para o Volume 2, número 1, da Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (ISSN 2595-2153), a ser publicada no primeiro semestre do ano de 2019.

- O prazo para a remessa das propostas de publicação se encerra em 30 de março de 2019.
- Os interessados deverão se cadastrar (caso ainda não possuam o cadastro) no Sistema de Eletrônico de Editoração de Revista (SEER) do Instituto Brasileiro de Segurança Pública e observar as regras do editorial para construção dos textos. Disponível em: http://ibsp.org.br/ibsp/revista/index.php/RIBSP/about

Atenciosamente,
Azor Lopes da Silva Júnior, Dr.
Presidente do IBSP

INSTITUTO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, CNPJ 29.018.535/0001-71
Website: http://ibsp.org.br/#. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

homepageImage pt BR

Na noite desta quarta-feira (12), às 19h, ocorreu a solenidade de colação de grau da primeira turma do curso Tecnólogo em Segurança Pública, ano 2018, do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar do Distrito Federal - ISCP.

O evento aconteceu no auditório da faculdade Unip e contou com a presença do Senhor Coronel Marco Antônio Nunes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM/CBM (CNCG) e paraninfo da turma de formandos; Senhor Coronel Helbert Borges Marins, comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília; professor João Carlos Felix; professora Cíntia Gontijo; e professora Alda Lino.

O coronel Nunes, em discurso, felicitou os formandos e ressaltou a importância desta data, tendo em vista que essa foi a primeira turma de tecnólogos em segurança pública formada na instituição. Hoje o ISCP possui 3 cursos de graduação e 7 cursos de pós.

Em seguida, o orador da turma, formando Marcos Antônio de Oliveira Alves, lembrou da importância da educação continuada na instituição. A educação contribui para que - nas palavras dele - “possamos representar nossa instituição com primazia e honestidade”.

 

00001 FM

00002 FM

00003 FM

00004 FM 

Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2018, o Instituto Superior de Ciências Policiais realizou o 1º Congresso Internacional de Ciências Policiais – 1º CICP 2018. O evento aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa, localizado em Brasília, no Setor de Clubes Sul, cedido pelo Tribunal de Contas da União.

O congresso reuniu gestores, pesquisadores e operadores da segurança pública em debates qualificados e um grande intercâmbio técnico profissional em prol do aperfeiçoamento da atividade policial. Foi uma iniciativa pioneira no Brasil nesta área e uma oportunidade única de reflexão e proposição de ideias sobre o campo policial no país.

Durante o evento, foram discutidas ideias, a partir de experiências nacionais e internacionais que visaram levar o Brasil a mitigar os problemas de Segurança Pública, com a participação ativa da sociedade, a maior beneficiária dessas transformações.

O congresso foi aberto pelo Reitor do ISCP, Coronel Ferro, e contou com palestras, mesas redondas e debates com especialistas em segurança de vários países, como Estados Unidos e Suíça, do conselheiro policial das Nações Unidas e diretor da Divisão de Polícia da ONU, comissário Luís Carrilho e do ex-comandante da PMDF, Coronel Nunes. Estiveram presentes também vários membros da PMDF e da sociedade civil, bem como policiais de nações amigas.

O evento, sem precedentes no Brasil, teve como principal peculiaridade tratar da atividade policial, buscando aportes técnicos e científicos com profissionais de renome na área da Psicologia, do Direito, da Sociologia dentre outras atuações. As palestras destacaram a produção acadêmica, científica e midiática amplas e voltadas para segurança pública. Em paralelo, foram apresentados diversos trabalhos acadêmicos e pesquisas que foram feitas, tendo como objeto a organização policial em geral.

O 1º CICP vai ficar marcado pela excelência dos resultados do seu planejamento e execução, demonstrado em cada detalhe, com critérios na escolha e logística envolvida na participação dos palestrantes estrangeiros, precisão na gestão de um evento com várias atividades concomitantes, com salas de apresentações, bem como a ambientação local, e com a exibição apropriada de vários simbolismos/equipamentos históricos e contemporâneos utilizados pela Polícia Militar do Distrito Federal.

 

GALERIA DE FOTOS

 

Veja os vídeos do evento:

05 de dezembro (manhã)

05 de dezembro (tarde)

05 de dezembro (noite)

06 de dezembro (manhã)

06 de dezembro (tarde)

07 de dezembro (manhã)

07 de dezembro (tarde)

 

WhatsApp Image 2019 01 08 at 14.51.50

Copyright © 2016 Informática ISCP. Todos os Direitos Reservados. Setor de Áreas Isoladas Sudeste - SAISO Área Especial - Asa Sul - Brasília-DF. CEP: 70610-200 - pga@iscp.edu.br - 61 - 3910-1556