Polícia Ambiental

Curso de Pós-graduação Latu-Sensu em Polícia Ambiental

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Polícia Ambiental é uma especialização focada no policiamento e na fiscalização ambiental direcionados à proteção do meio ambiente através do conhecimento do arcabouço legal, de técnicas de policiamento ambiental e medidas administrativas de fiscalização adotadas em cada caso, com o intuito de manutenir a ordem pública.

Objetivos

Fornecer ao aluno conhecimentos técnicos, jurídicos e éticos para capacitá-lo à atividade de Polícia Ambiental; Capacitar o aluno no policiamento e na fiscalização ambiental para a salvaguarda do meio ambiente a preservação da ordem pública; Habilitar o aluno com técnicas de policiamento e fiscalização ambiental capacitando-o para prevenção e também repressão do ilícito ambiental.

Qualificar servidores da Segurança Pública, possuidores de nível superior, tecnológicos, licenciados e/ou bacharéis, bem como das carreiras de analistas e fiscais de meio ambiente que estejam em exercício ou que pretendam exercer funções relacionadas à proteção ambiental. Ao final do curso, espera-se que o aluno adquira as técnicas e doutrinas relativas ao emprego do policiamento ostensivo ambiental e exercício da fiscalização sobre as atividades licenciadas, utilizando as normas vigentes e metodologias adequadas para a aplicação de medidas penais, civis e administrativas, voltadas para conservação e preservação do meio ambiente. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Polícia Ambiental, cumprir todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007, e o Certificado de Conclusão do Curso tem validade em todo Território Nacional.

Local de funcionamento:

Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB);

Duração:

1) 139 (cento e trinta e nove) dias letivos;

2) 36 semanas letivas;

Carga horária: 555 (Quinhentas e cinquenta e cinco) horas aulas;

1) Componentes curriculares no módulo presencial: 450 (Quatrocentas e cinquenta) horas/aula;

2) Atividades Complementares 105 (cento e cinco) horas/aula;

Período:

- Segunda e Quarta -feira: 04 h/a diárias – 19h10 às 23h20.

1. Número de vagas: Conforme Edital.
  2. Requisitos e condições: Conforme previsão em edital.

UNIDADES CURRICULARES

Grade Curricular Ambiental