Tecnologia em Segurança Pública

O Curso: Diante da percepção da ausência de um espaço acadêmico para debater temas globais como segurança pública, violência e crimes transnacionais e organizados, o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública surgiu com a necessidade da atuação de um profissional pautada nos Direitos Humanos e na resolução de problemas relacionados à Segurança Pública, à Defesa Social e à Defesa Civil, voltados para preservação à vida e do patrimônio. O curso discute, planeja e cria métodos e formas de compreender o problema da segurança pública, propondo soluções ao aumento da criminalidade e criando o perfil de um policial mediador e comunitário na cidade de Brasília.

Perfil do egresso: O tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas. O exercício profissional exige visão sistêmica, identificação das características, necessidades e desafios da sociedade contemporânea, formulação das políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas. Envolve também o domínio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública; conhecimentos que possibilitem a compreensão das teorias e abordagens sócio-psicológicas; técnicas, tecnologias e estratégias relacionadas às áreas de atuação; habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza.

Autorização: Portaria Nº 405, de 30 de agosto de 2013 (publicada no D.O.U. de 02/09/2013)

Carga Horária: 1660 horas.

Período: Noturno.

Número de vagas: 100 anuais (50 por semestre).

Trabalho de Conclusão de Curso: Artigo científico com apresentação perante banca examinadora.

Nota na última avaliação do MEC: 4

Coordenador: Major PM Leandro Rodrigues Doroteu