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ISCP PROMOVE PALESTRA SOBRE PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

DE PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA

            O Instituto Superior de Ciências Policiais promoveu na tarde da última quinta-feira (10), no auditório do Colégio Militar Tiradentes, uma palestra sobre Análise Profissiográfica e Mapeamento de Competências em Instituições de Segurança Pública para os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2015 e aberto ao público em geral.

            A palestra foi proferida pela professora Cristiane Faiad, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. A professora foi responsável durante 10 anos pelos concursos na área de segurança pública do CESPE/UnB e participou do levantamento do perfil profissiográfico das competências das polícias federal, rodoviária federal, policiais militares, civis, corpos de bombeiros e guardas municipais.

Atualmente a palestrante atua como assistente técnica em perícias de Avaliação Psicológica pela União e na elaboração de Análise Profissiográfica e Mapeamento de Competências em Segurança Pública no Brasil.

Além dos alunos do CAO (42 capitães) e do público interessado, o evento contou também com a presença do chefe do DEC e reitor do ISCP, CEL Sousa Lima e do Diretor de Formação e Pró-reitor de Graduação, CEL Lima Filho.

BIBLIOTECA DO ISCP DISPONIBILIZA FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE

Em alusão ao dia 03 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) e dia 05 de dezembro (Dia Mundial da Acessibilidade), a Biblioteca do ISCP está disponibilizando a toda comunidade acadêmica e usuários, softwares gratuitos voltados à acessibilidade.

As “ferramentas de acessibilidade” poderão ser utilizadas nas instalações da biblioteca e são destinadas a atender pessoas com vários tipos de necessidades especiais, a saber:

Deficiência Auditiva:

Através da Suíte VLibras - conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas com deficiência auditiva - as pessoas com deficiência auditiva poderão acessar os conteúdos dessas tecnologias em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação. Este conjunto de ferramentas é composto por:

  • VLibras-Plugin:plugin de navegador que, quando habilitado, permite que o usuário traduza qualquer texto selecionado no navegador para LIBRAS de forma automática. Com isso, o usuário com deficiência auditiva pode navegar em qualquer página na Internet e acompanhar a sua tradução para LIBRAS;
  • VLibras-Desktop:ferramenta mais geral que a VLibras-Plugin e pode ser aplicada para traduzir textos selecionados em qualquer software ou aplicativo instalado no computador pessoal do usuário com deficiência auditiva para LIBRAS.

Os interessados podem baixar a Suíte VLibras no site: http://www.vlibras.com.br/.

- Dicionário Libras: site voltado a auxiliar a inserção da pessoa com deficiência auditiva na sociedade. Pode ser acessado no endereço: http://www.dicionariolibras.com.br.

Deficiência Visual:

As pessoas com algum tipo de deficiência visual poderão usar o computador e executarem tarefas como: acesso à internet, edição de textos, leitura/audição de textos anteriormente transcritos e utilização de ferramentas de produtividade faladas (calculadora, agenda), além de adquirirem um alto grau de independência no estudo e no trabalho. Isto será possível através dos Softwares:

- DOSVOX: software que possibilita a comunicação entre a pessoa com deficiência visualà computador, através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas. Pode ser baixado gratuitamente através do site: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm;

- MECDaisy: software desenvolvido pelo MEC em parceria com a UFRJ, que permite a leitura / audição de livros no formato Daisy. O formato Daisy – Digital Accessible Information System – é um padrão de digitalização de documentos utilizado para a produção de livros acessíveis.

Além disso, o software permite a navegação facilitada pelos livros e maior interação no momento da leitura, possibilitando a localização de termos e palavras, navegação ágil pelo índice do livro, inclusão de notas, tudo isso através de orientações verbalizadas pelo próprio sistema.

Os interessados podem baixar o MEC Daisy no site: http://www.intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy ou no portal do MEC em: http://www.mec.gov.br.

Deficiência Motora:

Já as pessoas com algum tipo de deficiência motora poderão usar o computador sem as mãos, apenas com o auxílio dos seguintes softwares:

- Headmouse: software desenvolvido por um Grupo de Robótica da Universitat de Lleida, na Espanha, para permitir maior independência de pessoas tetraplégicas ou com alguma impossibilidade de movimentar os braços ou mãos;

- Teclado Virtual: software, que complementa o “HeadMouse” e não requer formação prévia. Ele funciona por meio de um aplicativo que aparece na tela do computador e permite a produção de textos mediante a pulsação de teclas virtuais. O sistema incorpora inovações tecnológicas que facilitam ao máximo a escrita para pessoas com mobilidade reduzida que não podem utilizar teclados convencionais de computador.

Para usar os programas, o usuário precisará instalá-los no computador e será preciso ter uma câmera (webcam) em cima do monitor, pois essa câmera é que irá reconhecer a face do usuário e usar os movimentos da face, olhos e boca para controlar o cursor do mouse na tela, possibilitando o acesso à internet e a digitação de um texto através de um teclado digital.

Ambos podem ser obtidos gratuitamente através do site: http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/headmouse-e-teclado-virtual.

Deficiência Intelectual:

Por último, as pessoas com algum tipo de deficiência intelectual poderão fazer uso das seguintes ferramentas:

  • Participar: software educacional de apoio à alfabetização e comunicação alternativa de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. O programa apresenta as letras do alfabeto, o som de cada uma delas e exemplos de objetos em que são utilizadas, além de 600 vídeos produzidos pela UnBTV. Também é possível acessar uma série de exercícios, que são apresentados por dois jovens com Síndrome de Down, e ainda um bate-papo simulado;
  • Somar: software educacional voltado ao ensino da aplicabilidade social da matemática a jovens e adultos com deficiência intelectual (ou certos déficits educacionais). Estão contempladas lições acerca de matemática social, como significação prática dos números, usabilidade de cédulas monetárias e de calculadora para efetuar transações comerciais, bem como leitura incidental de relógio digital para controle de atividades cotidianas. O domínio dessas habilidades é fundamental para que a pessoa passe a ter maior autonomia.
  • Jecripe: Jogos de Estímulo Criados para Pessoas Especiais

Todos os softwares poderão ser baixados gratuitamente no site: http://www.projetoparticipar.unb.br/ e http://www.jecripe.com/

Finalmente, a Biblioteca do Instituto Superior de Ciências Policiais se orgulha em possibilitar a Inclusão Digital das pessoas portadoras de necessidades especiais, promovendo Cidadania e valorizando acima de tudo o Ser Humano.

REVISTA CIÊNCIA & POLÍCIA CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ARTIGOS

A Revista Ciência & Polícia (ISSN 2316-8765) já está recebendo artigos para confecção do volume IV (2ª edição de 2015). Os interessados deverão inscrever seus artigos até o dia 10 de janeiro de 2016 pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) disponível no site http://revista.pm.df.gov.br.

A divulgação do resultado será realizada até o dia 10 de março de 2016 e a publicação da Revista está prevista para o mês de abril de 2016.

Todas as normas de publicação, critérios de avaliação e demais informações estão disponíveis no Edital DPPHC 002/2015.

PARTICIPE DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DA BIBLIOTECA DO ISCP

 

      Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre suas demandas informacionais e melhorar sua estrutura, funcionamento e os serviços prestados, a biblioteca do Instituto Superior de Ciências Policiais está realizando uma pesquisa de satisfação.

 

       A participação é opcional e sem identificação e desde já agradecemos a atenção e a colaboração de todos.

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TCC's DO CURSO DE CIÊNCIAS POLICIAIS

Na última segunda e terça-feira (7 e 8), na Academia de Polícia Militar de Brasília, foi realizado o seminário de conclusão do primeiro Curso Superior de Ciências Policiais.

As apresentações foram abertas ao público em geral e, na ocasião, os aspirantes da 21ª Turma do CFO apresentaram e defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso perante as bancas examinadoras (requisito formal para a colação de grau). Foram apresentados trabalhos sobre diversos temas dentro das linhas de pesquisa definidas pelo Instituto Superior de Ciências Policiais.

O Chefe do Estado Maior da PMDF, CEL Nunes, o Diretor de Formação e Pró-reitor de Graduação, CEL Lima Filho e o Comandante da Academia de Polícia Militar, CEL De Araújo prestigiaram as apresentações, tendo presidido e participado das bancas avaliadoras.

A turma que conclui o curso chega ao fim de uma jornada de três anos de formação e será a primeira com graduação em Ciências Policiais reconhecida pelo Ministério da Educação.

REITOR DO ISCP NOMEIA COMISSÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA

       O chefe do DEC e reitor do ISCP, Coronel Sousa Lima, nomeou em 16 de outubro de 2015, através de Portaria, uma comissão para implantar o Ensino a Distância (EaD) na corporação, por meio dos cursos sob a responsabilidade do Instituto Superior de Ciências Policiais.

      A comissão, formada por 9 integrantes, é coordenada pelo Major José Martins, para a implantação do ambiente Moodle, que será realizada por etapas, conforme plano de ação já elaborado. Em atenção ao previsto no planejamento, a primeira ação foi participação dos integrantes da comissão em um curso de capacitação na Escola de Governo do Distrito Federal para Implantação de ambiente virtual de aprendizagem e sua gestão - Plataforma Moodle.

      O sistema permite acesso a um ensino de qualidade, fornecendo diversos recursos tecnológicos, como conteúdo on-line, animações, videoconferência, exercícios de fixação e objetos de aprendizagem. O ensino a distância vem, de maneira especial, propiciar uma maior ocupação dos espaços de qualidade da formação policial pretendida pela PMDF por meio do Instituto Superior de Ciências Policiais.

         Ao implantar, efetivamente, sua infraestrutura tecnológica e pedagógica para ensino a distância, o ISCP será capaz de ofertar, nessa modalidade, cursos nos diversos níveis de ensino, ampliando o seu atendimento de maneira expressiva. Há uma previsão de disponibilidade de cursos a partir do segundo semestre de 2016. Assim, com o objetivo de viabilizar a implantação, a comissão está selecionando voluntários que tenham conhecimentos em algumas áreas como: revisão e organização de textos, programador de sistema Moodle, Web Designer e tutores que tenham conhecimento na plataforma.

      Interessados deverão entrar em contato no telefone (61)3910-1477 para participação no processo e demais informações.

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