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BOLSAS “ROTARY PELA PAZ”

      Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para as bolsas Rotary pela Paz 2017/2018.

            As bolsas “Rotary pela Paz” são oferecidas anualmente para até 100 pessoas e cobrem custos relacionados aos estudos, incluindo mensalidades e taxas escolares, estágios, estudos de campo, acomodações, refeições e despesas com transporte de ida e volta.

            São oferecidas bolsas de mestrado em excelentes universidades para estudos de paz e prevenção/resolução de conflitos. Os programas duram de 15 a 24 meses e exigem estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico.

            Dentre as instituições de ensino conveniadas estão: Duke University e University of North Carolina e Chapel Hill, nos EUA; International Christian University, no Japão; University of Bradford, na Inglaterra; University of Queensland, na Austrália e Uppsala University, na Suécia.

    É oferecida também uma bolsa de aperfeiçoamento profissional em um programa de 3 meses na Chulalongkorn University em Bangcoc.

Todas as informações de inscrição e pré-requisitos estão disponíveis no link: 

https://www.rotary.org/pt/get-involved/exchange-ideas/peace-fellowship-application.

SEMINÁRIO - CRIMINALIDADE ORGANIZADA: INVESTIGAÇÃO, DIREITO E CIÊNCIA

            A Polícia Federal irá promover, por meio do Programa de Pesquisa da Escola Superior de Polícia, o seminário do Corpus Delicti, onde será realizado o lançamento do Observatório de Criminalidade Organizada (OB-COR).

            O tema do evento será “Criminalidade Organizada: Investigação, Direito e Ciência” e contará com a participação de diversos profissionais especialistas na área de Segurança Pública.

            As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61)2024-8877, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por meio do formulário on-line.

Confira a programação abaixo:

 

Biblioteca do ISCP convoca usuários para recadastramento

A Biblioteca TC Edes Costa informa que, devido à automação do sistema de empréstimos, estará realizando o recadastramento dos seus usuários (Militares/Funcionários civis da PMDF e Discentes/Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Superior de Ciências Policiais) no período de: 29/01 até 29/02/2016.

Os usuários deverão imprimir e preencher a Ficha de Cadastro e se dirigir até as dependências da Biblioteca TC Edes Costa / APMB para apresentação dos seguintes documentos:

a) Ficha de Cadastro (preenchida);

b) 01 Foto 3X4;

c) Cópia da identidade;

d) Cópia do comprovante de residência atualizado (conta de água ou luz). 

Ficha de Cadastro para impressão:  FICHA DE CADASTRO 

Em caso de dúvida, entre em contato através do telefone: 3190-6524 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

ATENÇÃO: Os usuários que não se recadastrarem, não poderão realizar novos empréstimos na Biblioteca até a regularização da situação cadastral.

Linha do tempo marca o fechamento do 2° semestre de 2015 do ISCP

A Seção Psicopedagógica da APMB realizou no dia 16 de dezembro, nas dependências da APMB, a atividade Linha do Tempo destinada aos aspirantes da 21ª turma, do Curso de graduação em Ciências Policiais. 

A oficina, embasada nos princípios da Gestalt, oportunizou aos aspirantes o fechamento das atividades acadêmicas do 2° semestre por meio da introspecção, reflexão e autoavaliação, a fim de ampliar o grau de consciência de si mesmos, da identidade coletiva do grupo e de sua formação, a partir da articulação de suas próprias vivências e aprendizados e do entremear de suas linhas do tempo.

Concomitantemente, a oficina permitiu ao corpo discente uma "parada" na reta final desta trajetória para consolidar o legado que estão deixando retomando à questão do ineditismo na formação da 21ªturma, uma vez que esta é a primeira turma de graduação do Curso de Ciências Policiais após o credenciamento do ISCP junto ao MEC. 

A finalização desta etapa foi marcada pelo rito do "último fora de forma" da turma "Bellator Verus", cuja tradução do latim é "O verdadeiro guerreiro". O “último fora de forma” foi comandado pelo Cel De Araújo, Diretor Acadêmico do ISCP.

Solicitações podem ser feitas a partir de 21 de janeiro.

Apoio pode chegar até R$3 mil para eventos nacionais e R$10 mil para eventos internacionais

Samira Pádua, Agência Brasília

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação que integram programas de iniciação científica e profissionais atuantes em ciência, tecnologia e inovação podem solicitar, a partir de 21 de janeiro, apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) para participação em eventos da área no Brasil (exceto em Brasília) ou no exterior. Os critérios estão no Edital nº 1, de 2016, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (15).

De acordo com o texto, serão apoiadas apresentações de trabalhos; presença em cursos de curta duração (no máximo 15 dias); e visitas técnicas a instituições de pesquisa e desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação, com, no máximo, 30 dias de duração.

Os períodos de inscrição variam de acordo com o mês em que os eventos ocorrerão. Para aqueles em abril, por exemplo, os interessados devem enviar o pedido de 21 a 31 de janeiro. Para participações em maio, o prazo é de 1º a 17 de fevereiro. O calendário, disponível no edital, traz as datas para eventos até março de 2017, as dos resultados e as de contratação. Solicitações para eventos no primeiro trimestre deste ano estavam incluídas no edital de 2015.

As solicitações devem ser feitas no sistema SIGFAP, até as 23h59 da data final de inscrição de cada período. O proponente receberá na área restrita da ferramenta a confirmação do recebimento, imediatamente após o envio. Cada candidato pode fazer somente uma proposta.

O resultado da seleção será divulgado no sistema e publicado no Diário Oficial do DF e na página da fundação na internet, por período de participação no evento.

Exigências

Entre os requisitos comuns a quem queira pleitear os recursos estão: ter nacionalidade brasileira — ou visto permanente de residência no País, no caso de estrangeiro —; ser residente e domiciliado em Brasília ou em cidades do Entorno (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico - Distrito Federal); e ter cadastro atualizado no SIGFAP. O edital também estabelece condições específicas para cada público-alvo e a obrigatoriedade de mencionar a fundação no texto dos trabalhos a serem apresentados.

Para apoio às atividades estarão disponíveis R$ 6 milhões — recurso proveniente do montante que a FAP recebe da receita corrente líquida do DF. Para participação em congressos e similares, cursos e visitas técnicas no Brasil, a verba será liberada individualmente, no valor de até R$ 3 mil. Para aqueles no exterior, o teto, também individual, é de R$ 10 mil.

Os recursos destinam-se, exclusivamente, ao financiamento de itens de custeio. O valor aprovado deverá ser utilizado, obrigatoriamente, para passagens aéreas, fluviais e terrestres, e diárias (que compreendem hospedagem, transporte urbano — como táxis e metrô — e alimentação).

2015

No edital de 2015, de acordo com a fundação, das 939 solicitações, 516 foram aprovadas, representando R$ 3.579.880,62. Entre estas, 69% contemplaram atividades no exterior e 31%, no Brasil. A Universidade de Brasília aparece entre as instituições mais apoiadas, com 372 propostas aceitas.

Para mais informações, acesse a íntegra do Edital nº 1, de 2016.

Publicado em  Notícias

 

Fonte http://www.fap.df.gov.br/

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