ISCP Virtual

Formatura de Encerramento do 1º CAE Virtual para Oficiais da PMDF

 Ocorreu na noite desta sexta-feira (10) a formatura de encerramento do Curso de Altos Estudos (CAE – 2016) para oficiais no auditório do Colégio Mackenzie no Lago Sul. Esta edição do curso teve um grande diferencial por ser o primeiro CAE a utilizar a Plataforma Virtual de Aprendizagem da PMDF.

O Curso de Altos Estudos para Oficiais da Polícia Militar teve início no dia 1º de setembro de 2016 e terminou nesta sexta-feira (10). Cento e setenta oficiais, entre Tenentes-Coronéis e Majores, se tornaram aptos ao exercício dos diversos cargos e funções de comando da corporação, bem como estão habilitados a ascenderem ao posto de Coronel, a mais alta patente existente na carreira policial militar.

O uso da tecnologia de ensino à distância é um projeto do Instituto de Ciências Policias (ISCP) da PMDF que desde o ano passado vem sendo utilizado nos diversos cursos de aperfeiçoamento da corporação. A Coronel Priscila Riederer Rocha, comandante do Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento, e coordenadora do CAE, discursou sobre as diversas vantagens da plataforma virtual de ensino na PMDF. “A utilização da plataforma de ensino à distância permite reduzir custos de formação, manter a uniformidade, a qualidade e o controle sobre o conteúdo disponibilizado no ambiente virtual, possibilitando o acesso à educação de forma ilimitada. Permite ainda a realização do curso com um número de policiais significativamente maior do que ocorria no método presencial. E talvez o ponto mais relevante seja a permanência do policial no exercício de suas funções dentro da corporação", discursou a Coronel.

O comandante-geral da PMDF, Coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, também pontuou a evolução do ensino na corporação. “Há cinco meses, a PMDF iniciou um projeto pioneiro em sua história: a implementação do Curso de Altos Estudos para Oficiais por meio do ensino à distancia. A decisão representou muito mais do que o uso de uma moderna tecnologia, mas, sobretudo, um importante passo na consolidação da busca pelo conhecimento, eixo escolhido como prioritário pela corporação há mais de dez anos.” E continuou: “Como centro de pesquisa social, a Polícia Militar hoje estuda a relação de causa e efeito da violência no país, bem como as possíveis soluções, buscando nos ensinamentos das ciências jurídicas, sociais e policiais a doutrina básica para emprego em suas ações. O ensino continuado e o alto grau de instrução é uma realidade inegável e premissa de desenvolvimento de toda a corporação. Por isso, cada curso realizado como este em busca do sucesso pessoal e da ascensão profissional é incondicionalmente um avanço na capacidade de compreensão da personalidade humana e na forma de agir na busca pelo bem comum", disse o comandante.

A FORMATURA

A formatura teve início com a execução dos hinos nacionais do Brasil e de Taiwan. Este, por conta da presença do Embaixador de Taiwan no Brasil, o senhor Issac Meng-Hung Tsai, que também foi o paraninfo da turma.

Os três primeiros colocados do CAE 2016 foram os Majores Rodrigo Camargo Campos (10,00), Carlos Henrique Costa de Oliveira (9,967) e Welington dos Santos Cerqueira (9,939). Eles foram agraciados, e o primeiro colocado recebeu a medalha Duque de Caxias, destinada a agraciar os policiais militares que alcançam a primeira colocação nos diversos cursos de aperfeiçoamento da corporação.

Ao final, o Comandante-Geral felicitou a todos dizendo: “a Polícia Militar passa a contar a partir de hoje com oficiais mais capacitados para lidar com os desafios da pacificação social, zelar pela lei e pela ordem e, sobretudo, pelo respeito aos direitos humanos. Os senhores e senhoras estão prontos para o alto comando da corporação”, finalizou.

A solenidade foi prestigiada pelo chefe da Casa Militar, Coronel Cláudio Ribas de Sousa, pelo Subcomandante-Geral da PMDF, Coronel Fábio Barboza Pizetta, pelo Chefe do Estado-Maior, Coronel Ricardo Yamasaki Santiago, pelo chefe do Departamento de Educação e Cultura e também Reitor do ISCP, Coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima, entre outras autoridades civis e militares.

Escrito por Fábio Lopes - Centro de Comunicação Social - PMDF

mesa

cmt geral

 

primeiros colocados 1

paraninfo

Fotos: Carlos Cunha - Centro de Comunicação Social - PMDF

Copyright © 2016 Informática ISCP. Todos os Direitos Reservados. Setor de Áreas Isoladas Sudeste - SAISO Área Especial - Asa Sul - Brasília-DF. CEP: 70610-200 - pga@iscp.edu.br - 61 - 3910-1556