ISCP Virtual

Palavras do Reitor

Cel Sousa Lima, Reitor do ISCP - PMDF

Prezados amigos,

Sob os olhares de esperança, de orgulho e de confiança, tenho a satisfação de informar a todos a consolidação do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), órgão de educação superior da nossa Polícia Militar do Distrito Federal.

Assim como a corporação, o ISCP inicia sua trajetória com a idêntica vocação de servir a sociedade e com a certeza de que a educação é de fato um instrumento de transformação. Dessa forma a polícia militar escreve mais um momento de sua história já impregnada pelos mais puros valores da justiça, da lealdade e do respeito aos direitos humanos.

O credenciamento do ISCP, pelo Ministério da Educação, gera nessa corporação o compromisso e a responsabilidade pelo contínuo aperfeiçoamento institucional, e agrega à PMDF um espírito de entusiasmo e de busca pelo conhecimento e compreensão dos fenômenos que impactam a segurança pública. Conhecimento que resultará em aprimoramento das atividades, maior interação com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade, ingredientes para uma cultura com mais paz e tranquilidade.

Sabemos que a educação é importante para o desenvolvimento da sociedade, o que se realiza na qualificação de seus membros nas diversas áreas do saber. Para os operadores da segurança pública a educação adquire maior relevo à medida que somos os responsáveis pela proteção social, a manutenção do estado democrático e das garantias fundamentais. Com essa visão e com as ações desenvolvidas, temos a consciência de que estamos no caminho certo.

Hoje a Polícia Militar do Distrito Federal caminha para que seja considerada um autêntico órgão de proteção dos direitos individuais. Para tanto, à nossa tarefa de contribuir para o aprimoramento da sociedade, somamos agora mais uma importante missão: a formação em nível superior e com grau de excelência de policiais militares, servidores de órgãos públicos e demais segmentos sociais.

Como sabemos, a educação age diretamente sobre a conduta dos policiais, tornando-os capazes de entender os fenômenos sociais, provocando mudanças institucionais e atingindo por consequência a própria sociedade. A construção dessa realidade marca uma nova tendência por solução de problemas, resultante de uma cobrança social a qual a corporação já soube compreender.

Sob esse olhar, e com a firme decisão de confiar na educação significativa, também acreditamos que o caminho das nossas ações será cada vez mais, trilhado pelo esforço de garantir o direito universal à vida, a liberdade, a integridade, ao respeito ao cidadão e a tantos outros necessários à convivência harmoniosa e digna da população. Por isso estamos prontos para o fortalecimento da sociedade.

Assim, como reitor do ISCP permita-me que diga com legítimo orgulho que hoje podemos acreditar, como nunca, em nossa corporação. A PMDF é muito mais do que segurança.

Por último deixo a mensagem de que devemos ter “fé na vida, fé no homem e fé no que virá”, mas jamais nos esqueçamos de buscar inspiração em Deus. Só há justiça onde Deus está presente. Ele nos faz sábios de coração e prudentes no agir.    

REITOR DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS POLICIAIS

Cel Fábio Aracaqui de Sousa lima

Copyright © 2016 Informática ISCP. Todos os Direitos Reservados. Setor de Áreas Isoladas Sudeste - SAISO Área Especial - Asa Sul - Brasília-DF. CEP: 70610-200 - pga@iscp.edu.br - 61 - 3910-1556