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Pós-graduação lato sensu em Direito Penal e Processo Penal Militar

O curso de Polícia Judiciaria Militar (Pós-graduação lato sensu em Direito Penal e Processo Penal Militar) pretende capacitar os alunos para um desempenho técnico-jurídico e profissional eficiente no âmbito do direito penal e processo penal militar, com base na experiência do Corpo docente, nas contribuições tradicionais e na moderna doutrina jurídica castrense assim como na jurisprudência dos Tribunais Superiores e, em especial, nos posicionamentos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e no Superior Tribunal Militar.

OBJETIVOS

a. Proporcionar aos alunos uma visão abrangente e atualizada da atividade de polícia judiciária militar;

b. Fornecer aos alunos uma visão crítica das questões mais prementes e controvertidas da vida jurídica castrense;

c. Dotar os alunos de conhecimentos técnico-jurídicos e profissionais necessários para desempenhar com eficiência as atividades inerentes à polícia judiciária militar.

d. Capacitar os alunos em polícia judiciária militar e em direito e processo penal militar.

REQUISITOS E SELEÇÃO

- Possuir nível superior em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura.

- Apresentar currículo cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq, endereço eletrônicohttp://lattes.cnpq.br.

- Ter o currículo avaliado e deferido pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura

- Após as inscrições, estas serão submetidas a análise da Coordenação Acadêmica do ISCP, que ficará encarregado do processo seletivo, sendo que a indicação final será mediante aprovação do Chefe do Departamento de Educação e Cultura da PMDF.

- O processo seletivo ocorrerá mediante análise curricular; prova de títulos e entrevista. A prova de títulos consistirá na análise do currículo dos candidatos, devendo os critérios da seleção serem definidos no edital do concurso.

- As Instituições convidadas indicarão seus candidatos de acordo com as normas internas daquelas Organizações, observando, contudo os requisitos gerais e específicos presentes neste Plano.

DESENVOLVIMENTO DO CURSO

FASE PRESENCIAL

- Com duração de 04 (quatro) meses. Os alunos ficarão, nesta fase, a disposição do Curso sujeitando-se as normas de ensino da Corporação.

FASE NÃO PRESENCIAL

- Com duração de 02 (dois) meses. Nesta fase o aluno deverá desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade “artigo científico”, que deverá ser apresentado para fins de avaliação.

- O TCC deverá ter no mínimo 20 (vinte) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas de corpo de texto e obedecer aos demais critérios técnicos previstos na Portaria PMDF 416 de 28 de abril de 2004, que estabelece a DGEI e Portaria PMDF 556 de 02 de abril de 2007 que estabelece a NGMA.

TITULAÇÃO

- Ao final do curso, se aprovado, o aluno receberá a Titulação Acadêmica de Especialista – lato sensu, em Direito Penal e Processo Penal Militar pelo Instituto Superior de Ciências Policiais nos termos da Resolução CNE-CES n° 1, de 08 de junho de 2007.

COORDENAÇÃO

- Paulo Roberto Batista de Oliveira – Coronel QOPM, bacharel em direito; pós-graduadolato sensu em Segurança e Proteção Social na Contemporaneidade pela Universidade de Brasília; pós-graduado lato sensu em Inteligência Estratégica e em Política e Estratégia, ambos da Escola Superior de Guerra e pós-graduado stricto sensu mestrado em Direito, Estado e Constituição pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.

OBSERVAÇÕES

- O Curso de Polícia Judiciária Militar será desenvolvido baseando-se no Calendário Geral de Ensino e nos Quadros de Trabalho Semanal (QTS), em observância as normas do Ensino Superior e às baixadas pela Polícia Militar.

MATÉRIAS DO CURSO

ÁREA DE ENSINO MATÉRIAS CURRICULARES CARGA HORÁRIA

Fundamental

Redação Oficial 15h/a
Inteligência Policial 30h/a
Técnica de entrevista 15h/a
Criminalística 30h/a
Criminologia 15h/a
Investigação Criminal 30h/a
Investigação de   Crimes Cibernéticos 15h/a
Metodologia   Científica 15h/a

Profissional

Direito Penal Militar 30h/a
Direito Processual   Penal Militar 45h/a
Processos   Administrativos 15h/a
Direito Disciplinar 30h/a
Direito   Constitucional 15h/a

Atividades   Complementares

(Visitas, Palestras e   seminários)

60h/a
Prática Profissional 30h/a
A disposição da   Coordenação do Curso 30h/a
Soma da Carga Horária 420h/a

EMENTAS DO CURSO 

Curso
Curso de Polícia Judiciária Militar -Pós—graduação lato senso em Direito Penal e Processual Penal Militar
Disciplina Prática Profissional                                      
Prática Profissional                                      
Carga Horária
30 horas
Ementa
Aplicar os conhecimentos adquiridos na solução dos procedimentos   apuratórios disciplinares e criminais no âmbito da Polícia Militar do   Distrito FederalPrática   Profissional no desempenho das funções de Serviço junto a Divisão de Polícia   Judiciária Militar na condição de observador. Análise de 20 procedimentos   administrativos sendo 10 Inquéritos e 10 Sindicâncias, solucionando o feito.
Objetivos
Desenvolver o senso de análise na solução de procedimentos judiciais e   administrativos no âmbito da PMDF. Aplicar os conhecimentos adquiridos na   função junto a Divisão de Polícia   Judiciária Militar do DCC.
Curso
Curso de Polícia Judiciária Militar– Pós—graduação lato senso em Direito Penal e Processual Penal Militar
Disciplina
Inteligência Policial                                      
Carga Horária
30 horas
Ementa
Historia da Inteligência.   Bases Doutrinárias. Sistema Brasileiro de Inteligência. Inteligência de   Segurança Pública. Sistema de Inteligência da Polícia Militar. Inteligência   no assessoramento de investigação de crimes   militares subsidiando o Inquérito Policial Militar na produção de provas.
Objetivos
Conhecer as bases doutrinárias da atividade de inteligência. Conhecer o   Sistema Brasileiro de Inteligência. Capacitar os alunos para o exercício de tarefas peculiares da   Atividade de Inteligência, enfocando as missões relativas as Agências Locais   e Especiais de Inteligência que compõem o SIPOM, buscando subsidiar o   processo de Produção de Conhecimento, assessorando diretamente os Comandantes.   Apresentar a atividade de inteligência no assessoramento de investigação de   crimes militares subsidiando o Inquérito Policial Militar na produção de   provas. Sedimentar a Doutrina de Inteligência de Segurança Pública no âmbito   da Corporação.

            

Curso
Curso de Polícia Judiciária Militar– Pós—graduação lato senso em Direito Penal e Processual Penal Militar
Disciplina
Criminalística
Carga Horária
30 horas
Ementa
Conceito. Método. Função. Objetivo. Conceito de Corpo de Delito.   Vestígios. Exame de Corpo de Delito. Local de Crime. Importância da preservação   dos locais de crime na formação da prova pericial. Isolamento e preservação   de local. Técnicas a serem adotadas: local de crimes contra a pessoa;   acidente de tráfego; crimes contra o patrimônio. Procedimentos policiais.   Responsabilidade do primeiro policial na cena do crime. Metodologia de   redação de quesitos para laudos periciais. O Manual de Orientações para requisições de   exames e laudos periciais da Polícia   Civil do Distrito Federal..
Objetivos
Conhecer os conceitos e objetivos da criminalística. Descrever as   perícias e a sua importância como prova criminal. Saber acerca dos locais de crime, a   necessidade do isolamento para a preservação das provas e os procedimentos   empregados no exame de levantamento de local.   Conhecer a metodologia aplicada para a redação de quesitos para laudos   periciais. Conhecer o Manual de Orientações   para requisições de exames e laudos periciais da Polícia Civil do Distrito Federal. Conhecer a prova criminal, seu   conceito e sua evolução histórica.
Curso
Curso de Polícia Judiciária Militar– Pós—graduação lato senso em Direito Penal e Processual Penal Militar
Disciplina
Técnicas de Entrevista                              
Carga Horária
15 horas
Ementa
Conceito. Método. Função. Objetivo. Conceito de Corpo de Delito.   Vestígios. Exame de Corpo de Delito. Local de Crime. Importância da preservação   dos locais de crime na formação da prova pericial. Isolamento e preservação   de local. Técnicas a serem adotadas: local de crimes contra a pessoa;   acidente de tráfego; crimes contra o patrimônio. Procedimentos policiais.   Responsabilidade do primeiro policial na cena do crime. Metodologia de   redação de quesitos para laudos periciais. O Manual de Orientações para   requisições de exames e laudos periciais da Polícia Civil do Distrito   Federal..
Objetivos
Conhecer os conceitos e objetivos da criminalística. Descrever as   perícias e a sua importância como prova criminal. Saber acerca dos locais de crime, a   necessidade do isolamento para a preservação das provas e os procedimentos   empregados no exame de levantamento de local.   Conhecer a metodologia aplicada para a redação de quesitos para laudos   periciais. Conhecer o Manual de Orientações para requisições de exames e   laudos periciais da Polícia Civil do Distrito Federal. Conhecer a prova   criminal, seu conceito e sua evolução histórica.
Curso
Curso de Polícia Judiciária Militar– Pós—graduação lato senso em Direito Penal e Processual Penal Militar
Disciplina
Direito Constitucional                                
Carga Horária
15 horas
Ementa
Dos direitos e deveres   individuais e coletivos. Princípios   que regem a administração pública. Justiça Militar. Ministério Público   Militar. Segurança Pública.
Objetivos
Reconhecer os parâmetros do Direito Constitucional ligados a direitos e   garantias individuais e coletivas; aos princípios que regem a administração   pública; a organização, a competência e atribuições da Justiça Militar e do   Ministério Público Militar tanto no âmbito federal quanto estadual;   competência, atribuição e função da Polícia Militar e os demais órgãos que   compõem a Segurança Pública.
Curso
Curso de Polícia Judiciária Militar– Pós—graduação lato senso em Direito Penal e Processual Penal Militar
Disciplina
Criminologia
Carga Horária
15 horas
Ementa
Conceito. Método. Função. Objeto: delito, delinqüente, vítima e   controle social. Escolas Penais. Histórico do pensamento criminológico. Etapa   "pré-científica": criminologia clássica e empírica. Etapa   científica: escola positiva e escolas intermediárias e teoria ambientais. A   moderna criminologia científica e os diversos modelos teóricos. Modelos   biológico, psicológico e sociológico. Teoria do etiquetamento: labeling   approach. Modelos e sistemas da reação ao delito. Penalogia: teoria da pena.   Penitenciarismo. Política criminal.
Objetivos
Analisar a Criminologia enquanto ciência empírica e interdisciplinar,   em um contexto de profundas transformações no cenário nacional e   internacional. Estudar a questão do delito, da pessoa do infrator, da vítima   e o controle social. Estudar as teorias sociológicas da criminalidade.   Construir uma base epistemológica capaz de nortear o entendimento, em   especial no que tange a questão da Criminologia e suas relações com o Direito.   Delimitar e desenvolver temáticas específicas que envolvam as problemáticas propostas.
Curso
Curso de Polícia Judiciária Militar– Pós—graduação lato senso em Direito Penal e Processual Penal Militar
Disciplina
Redação Oficial                                      
Carga Horária
15 horas
Ementa
A redação oficial no âmbito da Policia Militar. Generalidades. Normas   Gerais para a Elaboração de Documentos. Características, fundamentos e   atributos da redação oficial. Linguagem dos procedimentos apuratórios.   Diagramação e apresentação da Sindicância, Inquérito Policial Militar e Auto   de Prisão em Flagrante.
Objetivos
Capacitar os   alunos na produção de documentos no âmbito da Corporação, em especial os   afetos aos trabalhos de polícia judiciária militar, bem como as formas de   abreviaturas e de tratamento com o objetivo de padronizar as comunicações   escritas. Sedimentar a Manual de Redação Oficial no âmbito da Corporação.

 

Curso de Pós-graduação Latu-Sensu em Polícia Ambiental

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Polícia Ambiental é uma especialização focada no policiamento e na fiscalização ambiental direcionados à proteção do meio ambiente através do conhecimento do arcabouço legal, de técnicas de policiamento ambiental e medidas administrativas de fiscalização adotadas em cada caso, com o intuito de manutenir a ordem pública.

Objetivos:

Fornecer ao aluno conhecimentos técnicos, jurídicos e éticos para capacitá-lo à atividade de Polícia Ambiental;

Capacitar o aluno no policiamento e na fiscalização ambiental para a salvaguarda do meio ambiente a preservação da ordem pública;

Habilitar o aluno com técnicas de policiamento e fiscalização ambiental capacitando-o para prevenção e também repressão do ilícito ambiental

Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito pretende especializar profissionais de todas as áreas do conhecimento, objetivando a gestão de trânsito. Neste caso, o tema está voltado tanto para os profissionais que estão na universidade ou aqueles que já militam na esfera do gerenciamento do trânsito, mas que gostariam de repensar a sua prática diária, como para àqueles que querem estar aptos a trabalhar nos programas de gestão da mobilidade urbana para garantia de um trânsito mais humano.

O Curso tem por objetivo geral qualificar Policiais, servidores da Segurança Pública do DF e sociedade civil em geral (possuidores de nível superior, tecnólogos, licenciados e ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento que estejam em exercício ou que pretendam exercer funções relacionadas ao gerenciamento de trânsito no Brasil.

Especificamente, objetiva credenciar graduados dos diversos cursos superiores para o exercício da gestão de trânsito, oferecendo uma cuidadosa preparação pedagógica e profissional para uma atuação de melhor qualidade no mercado, procura construir coletivamente conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades que promovam um exercício profissional crítico-reflexivo, além de proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos relativos a instrumentos teórico-metodológicos para o exercício de atividades organizacionais e gerenciais do processo educativo e de gestão da mobilidade urbana.

Ao final do curso, espera-se que o aluno aprenda as técnicas utilizadas no gerenciamento de trânsito a partir das diretrizes institucionais para o fortalecimento da sua atuação, que compreenda a importância do planejamento como mais uma estratégia de gestão, o significado de Ensino, Pesquisa e Extensão como componentes fundamentais na construção do conhecimento e que identifique a concepção de avaliação a partir das diretrizes institucionais de ensino.

O Corpo Docente do Curso é composto de profissionais Especialistas, Mestres e Doutores da Polícia Militar do Distrito Federal.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito cumpri todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007, e o Certificado de Conclusão do Curso tem validade em todo Território Nacional.

Disciplinas
Direitos Humanos   30
Metodologia Científica   40
Didática do Ensino Superior   60
Legislação de Trânsito   60
Gestão de Trânsito   40
Operação de Trânsito   30
Engenharia de tráfego e circulação   30
Gestão em Segurança no Trânsito   40
Planejamento Urbano e Mobilidade   30
  SUBTOTAL: 360
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC   40
  TOTAL: 400
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Direitos Humanos
Carga   Horária
30 horas
Ementa
A disciplina Direitos Humanos. Polissemia   conceitual. Perspectiva histórica. Ideia de gerações e suas críticas.   Principais documentos. Universalidade X Relatividade. Proteção na   Constituição de 1988. Proteção internacional. Direito Internacional dos   Direitos Humanos: Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos   Refugiados. Proteção Regional. Direitos Civis e Políticos. Direitos   Econômicos, Sociais e Culturais. Violência. Especificação dos sujeitos de   direito. Novos atores. Novos temas.
Objetivos
Analisar o desenvolvimento histórico e os   principais documentos regionais, nacionais e internacionais de proteção dos   direitos humanos, visando orientar as ações de comando, gestão e execução   pelos conceitos e parâmetros que embasam o compromisso institucional de   defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Metodologia Científica
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Significado da metodologia científica:   conceitos – objetivos – questões centrais da metodologia – critérios de   cientificidade (tipos de conhecimento); métodos científicos; o estudo e sua   eficácia para a produção científica: elaboração de um Projeto de Pesquisa e   de um artigo a partir do projeto de pesquisa, respeitando-se os critérios   definidos em legislação de Ensino aplicado na Corporação.
Objetivos
Processar e tratar o conjunto de dados   gerados a partir de sua pesquisa. Desenvolver um comportamento científico   vivenciando as condições em que o conhecimento científico acontece, isto é,   experimentando as maneiras existentes de investigação de um objeto,   permitindo-se descobrir conhecimentos a respeito do mundo e da sociedade,   produzindo ciência por meio de tarefas dinâmicas de sondagem da realidade.   Compreender as dimensões do projeto científico viabilizando a reconstrução e   a integração dos conhecimentos mediante o intercâmbio dos conteúdos de todas   as disciplinas do curso.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Didática do Ensino Superior
Carga   Horária
60 horas
Ementa
Adquirir princípios de docência e   instrumentos para a atuação pedagógica reflexiva e transformativa na formação   de profissionais de nível superior e de homens comprometidos com o   desenvolvimento humano na instrução da PMDF, e identificar características   individuais e coletivas ligadas ao fenômeno da violência no trânsito: causas,   prevenção e consequências. A importância da educação na garantia de um   trânsito seguro.
Objetivos
Construir práticas diferenciadas, embasadas   nos princípios que regem o processo de ensino-aprendizagem em articulação com   as necessidades e realidades vigentes na PMDF. Analisar o fenômeno da   violência no trânsito. Identificar suas características e implicações na   contemporaneidade, em especial na sociedade brasileira, a partir da   inter-relação entre diversos campos da ciência, em especial da psicologia,   psicossociologia, sociologia, antropologia e ciências da saúde.mundo e da   sociedade, produzindo ciência por meio de tarefas dinâmicas de sondagem da   realidade. Compreender as dimensões do projeto científico viabilizando a   reconstrução e a integração dos conhecimentos mediante o intercâmbio dos   conteúdos de todas as disciplinas do curso.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Legislação de Trânsito
Carga   Horária
60 horas
Ementa
Conceitos e definições previstos na   legislação de trânsito; identificar as normas legais que regem o trânsito e as   competências da União, dos Estados e dos Municípios a respeito; Interpretar e   aplicar corretamente a legislação de trânsito vigente.
Objetivos

Identificar a   estrutura do Sistema Nacional de Trânsito. Conhecer e identificar as   principais regras de circulação;

Relacionar os   principais direitos e deveres dos pedestres e do Cidadão. Saber como funciona   a Educação para o trânsito para o primeiro, segundo e terceiro graus, e quais   os Órgãos envolvidos;

Descrever e   identificar os vários dispositivos de sinalização apostos na via. Conhecer e   identificar os procedimentos relativos a licenciamento, habilitação, registro   e licenciamento de veículos. Conhecer, identificar e aplicar as infrações   previstas no Código de trânsito Brasileiro;

Identificar   as penalidades e medidas administrativas previstas no CTB;

Diferenciar os dispositivos de   identificação veicular e dos documentos de porte obrigatório dos veículos automotores.

Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Gestão de Trânsito
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Normas legais que regem o trânsito no   Brasil
Objetivos

Identificar   e relacionar os diversos tipos de normas legais que regem o trânsito no

Brasil;

Descrever   os acordos e protocolos internacionais sobre trânsito atualmente em

vigor   no Brasil;

Detalhar   as normas infralegais editadas pelo Contran e Denatran;

Identificar a legislação de trânsito   extravagante.

Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Operação de Trânsito
Carga   Horária
30 horas
Ementa
Teoria e a prática em policiamento   Ostensivo de Trânsito. O impacto das relações entre o Agente de Trânsito e a   comunidade no sistema de gerenciamento de Trânsito. Técnicas de Policiamento   de Trânsito. Gestão pela Qualidade no Gerenciamento de Trânsito. Fiscalização   de Trânsito
Objetivos
Aplicar em nível tático operacional as   ações de fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito, atinentes à   filosofia da polícia, voltadas para a promoção de segurança do trânsito e de   bem estar social à comunidade.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Engenharia de Tráfego e Circulação.
Carga   Horária
30 horas
Ementa
Conceitos de engenharia de tráfego e   circulação.
Objetivos
Utilizar corretamente a terminologia de   engenharia de tráfego nos contatos com o público e na elaboração de   documentos. Identificar os problemas de trânsito cuja solução depende de   engenharia de tráfego. Identificar os diversos aspectos relacionados à sinalização   de trânsito.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Gestão em Segurança no Trânsito.
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Promover o entendimento a respeito do ato   social de transitar, dado que isso envolve pessoas com diferentes concepções,   valores, necessidades e expectativas. Preservação de locais de acidentes de   tráfego.
Objetivos
Analisar conceitos, técnicas, habilidades e   atitudes para melhorar a qualidade de vida no trânsito, reconhecendo   antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com   você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com outros usuários da via.   Entender as causas determinantes de acidentes. Responsabilidades cível e   penal. Tomar as medidas necessárias à preservação do local de acidente de   trânsito com ou sem vítima. Auxiliar as equipes de perícia nos trabalhos de   levantamento pericial;
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Planejamento Urbano e Mobilidade.
Carga   Horária
30 horas
Ementa
Instrumentos de planejamento territorial e   mobilidade urbana em voga no Brasil.
Objetivos
Relacionar conhecimentos técnicos básicos   sobre planejamento e mobilidade urbana em transporte para profissionais que   não têm formação específica na área. Nivelar conhecimentos entre grupos   multidisciplinares, realizar discussões sobre políticas públicas de   transporte em áreas urbanas e metropolitanas, bem como sobre ações   comunitárias, com ênfase naquelas voltadas para garantir a mobilidade de   segmentos sociais de baixa renda e de portadores de necessidades especiais.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Elaboração de Artigo Científico (com tema   relevante na área de trânsito), sob orientação, como exigência de Trabalho de   Conclusão do Curso de Especialização lato   sensu em Gerenciamento de Trânsito.
Objetivos
Apresentação do trabalho de conclusão de   curso.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pretende especializar profissionais de todas as áreas do conhecimento, objetivando a docência, especificamente a superior. Neste caso, o tema está voltado tanto para os profissionais que estão na universidade, mas que gostariam de repensar a sua prática docente, como para àqueles que querem estar aptos a trabalhar no ensino superior.

O Curso tem por objetivo geral qualificar Policiais, servidores da Segurança Pública do DF e sociedade civil em geral (possuidores de nível superior, tecnólogos, licenciados e ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento que estejam em exercício ou que pretendam exercer funções relacionadas à docência no ensino superior.

Especificamente, objetiva credenciar graduados dos diversos cursos superiores para o exercício da docência na Educação Superior, oferecendo uma cuidadosa preparação pedagógica para uma atuação de melhor qualidade no mercado, procura construir coletivamente conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades que promovam um exercício profissional crítico-reflexivo, além de proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos relativos a instrumentos teórico-metodológicos para o exercício de atividades organizacionais e gerenciais do processo educativo.

Ao final do curso, espera-se que o aluno aprenda as técnicas utilizadas na Educação Superior a partir das diretrizes institucionais para o fortalecimento da sua atuação, que compreenda a importância do planejamento como mais uma estratégia de gestão, o significado de Ensino, Pesquisa e Extensão como componentes fundamentais na construção do conhecimento e que identifique a concepção de avaliação a partir das diretrizes institucionais de ensino.

As aulas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior são ministradas às quartas-feiras, das 08h30 às 12h e 13h30 às 17h, num total de 08 horas/aula semanais, na sede do Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento (CAEAp) da Polícia Militar do Distrito Federal em Taguatinga Norte, e tem uma duração de 10 meses.

O Curso está sob a Coordenação Pedagógica do Prof. Mestre Djalma Gomes Mendes Junior - Professor de Graduação e Pós-Graduação, Especialista em Formação Inicial e Continuada de Professores.

O Corpo Docente do Curso é composto de profissionais Especialistas, Mestres e Doutores da Polícia Militar do Distrito Federal.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior cumpri todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007, e o Certificado de Conclusão do Curso tem validade em todo Território Nacional.

UNIDADES CURRICULARES

Disciplinas
  40 h/a Fundamentos do Ensino Superior
  60 h/a Planejamento Educacional
  40 h/a Novas tecnologias aplicadas à Educação
  40 h/a Gestão Educacional: Teoria e Prática
  40 h/a Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
  60 h/a Prática docente em ambiente presencial
  40 h/a Avaliação de Ensino e Aprendizagem
  40 h/a Psicologia da Aprendizagem
  360 h/a Total de Disciplinas
  40 h/a Trabalho de Conclusão de Curso
  400 h/a Total

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

Fundamentos   do Ensino Superior
Apresentação de um panorama geral do Ensino Superior no Brasil, com ênfase na legislação recente que estabelece o marco regulatório do ensino superior no Brasil.
  Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior.
Planejamento   Educacional
Análise dos fundamentos teóricos do planejamento educacional e estudo dos modelos de planejamento e sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social. Natureza e especificidade do trabalho pedagógico em diferentes níveis e contextos de formação. Relações entre o trabalho pedagógico de instituições   educacionais/cursos/disciplinas/atividades e a forma como a sociedade organiza o trabalho de modo geral.
Novas   tecnologias aplicadas à Educação
Tecnologia de informação, seus recursos aplicados à educação e o papel do educador neste contexto.    Gerenciamento de banco de dados, criação e apresentações com recursos de multimídia; a Internet como recurso (mídia) de pesquisa acadêmica; hipertexto; ambientes virtuais de aprendizagem. Introdução à Educação à distância, ferramentas para o desenvolvimento do professor e de sua prática.
Introdução   à Gestão Educacional
Conceitos, funções e princípios básicos da gestão educacional. Evolução das teorias de administração. O fenômeno burocrático: suas implicações na educação. Legislação   Educacional.
Avaliação   da Aprendizagem
Conceituação. Pressupostos epistemológicos e vertentes teóricas da avaliação educacional. Avaliação como política numa perspectiva histórica e conceitual. Níveis, tipos e modalidades de avaliação de sistemas, organizações, programas e projetos educacionais. Aspectos metodológicos de avaliação educacional. Indicadores e qualidade em educação. Análise de experiências e práticas vigentes em avaliação educacional na Educação Superior.
Prática   docente em ambiente presencial
O processo ensino-aprendizagem na Educação Superior; o papel do docente no Ensino Superior; aspectos   metodológicos do ensino superior; Prática docente.
Metodologia   Científica
O método científico. Diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos.   Fundamentação teórica para elaboração de trabalhos científicos. Desenvolvimento do tema para o trabalho de conclusão de curso. Projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa. Normas da ABNT para a formatação de trabalho.
Psicologia da Aprendizagem
Conceito e origem da psicologia. A importância da psicologia. A psicologia como   ciência. Campos de atuação da psicologia. O sujeito como ser histórico e social. Psicologia do Desenvolvimento Humano. Relações de ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem.
Trabalho   de Conclusão de Curso
Orientação para elaboração do texto final do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que deverá ser elaborado com base na experiência docente de cada aluno.

 

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