ISCP Virtual

Solenidade de incorporação dos alunos do Curso de Formação de Oficiais

cfo3

       A emoção marcou o ingresso dos alunos da 22ª Turma do Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar de Brasília. A solenidade de incorporação dos 114 alunos do CFO às fileiras da Polícia Militar do Distrito Federal ocorreu na noite desta quinta-feira (17), no pátio da APMB. O governador, Rodrigo Rolemberg, o comandante-geral da PMDF, coronel Nunes, e o chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Ferro, ocuparam os assentos destinados às respectivas autoridades para a recepção dos novos policiais. A solenidade emocionou cerca de 1000 pessoas entre autoridades, civis, militares, familiares e amigos que compareceram ao evento e prestigiaram de perto os alunos do Curso de Formação de Oficiais.

       A cerimônia foi marcada pela ritualística própria destinada ao ingresso dos novos alunos do curso. Primeiramente foi realizada abertura dos portões da Academia de Polícia Militar de Brasília e posteriormente a incorporação dos alunos, momento em que o coronel Borges, comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília, indagou sobre a disposição dos alunos em assumir os desafios da carreira policial e as responsabilidades de se tornarem oficiais da Polícia Militar. Após o compromisso dos alunos e o consentimento de todos os representantes das 21 turmas de oficiais formadas pela Academia de Polícia Militar de Brasília, os portões foram abertos e os alunos marcharam até o pátio sagrado da Academia, onde foram recepcionados e entoaram a canção da Polícia Militar.

       Em seu discurso o coronel Borges falou sobre a honra de receber esses novos jovens policiais. “Ao ingressarem nas fileiras da Corporação, cada um de vocês assume o compromisso de proteger a população, mesmo com o risco da própria vida e, é isso que nos fortalece enquanto instituição. Sempre teremos policiais honrados e que se destacam todos os dias por suas ações, diante das mais difíceis e complexas missões.” Um dos alunos do CFO recebeu das mãos do comandante da Academia a urna de exposição do Espadim Tiradentes, que é o símbolo da honra e do caráter do aluno oficial.

       O comandante-geral da PMDF, coronel Nunes, parabenizou alunos pelo ingresso na Corporação e afirmou que espera que esses policiais cumpram a missão de servir e proteger a população com honra e coragem, observando os princípios da ética e direitos humanos. Da plateia, Ruti do Nascimento Costa, namorada do aluno Roosevelt afirmou que essa nova etapa será um desafio para o casal, mas que a determinação e o apoio de todos serão fundamentais para o futuro profissional e pessoal do casal. “Espero que ele possa aproveitar ao máximo o curso e que ele aprenda muito”, afirmou orgulhosa. Josué Roosevelt, cadete do CFO, acredita que o sentimento é de desafio e de conquista simultaneamente, “pretendo galgar degraus ainda mais elevados a cada dia e como aluno aprender de fato a responsabilidade da carreira de oficial dessa gloriosa Corporação”.

       Os alunos iniciaram as atividades ainda no dia 30 de abril de 2018 na APMB. O Curso de Formação de Oficiais tem a duração de três anos em período integral, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação como bacharelado em Ciências Policiais e visa formar futuros oficiais e gestores da PMDF. Cerca de 50% dos alunos vivem essa experiência pela primeira vez, porém 32 alunos vieram do quadro de praças da Polícia Militar e alguns são oriundos de outras forças de segurança. Durante o curso eles receberão instruções em diversas áreas do conhecimento tais como legislação da PMDF, direito, redação oficial, além de aulas práticas de tiro, defesa pessoal, radiopatrulhamento dentre outras. Ao término do curso, os formandos serão declarados Aspirantes-a-oficial e posteriormente serão promovidos ao posto de 2° tenente do Quadro de Oficiais Combatentes da PMDF.

CFO

CFO2

CFO4

 

PALAVRAS DO REITOR NA SOLENIDADE:

 

       O Instituto Superior de Ciências Policiais nasceu da iniciativa e do sonho de oficiais e praças da Polícia Militar do Distrito Federal. Teve seu processo de credenciamento iniciado em 2010 com base no Decreto 31.793 de 11 de junho de 2010 em substituição à antiga Diretoria de Ensino. Três anos depois, em 13 de agosto de 2013, a portaria 716 do MEC foi publicada, reconhecendo e credenciando o ISCP como instituição de ensino superior. São quatro as unidades de ensino que compõem o ISCP: a Academia de Polícia Militar de Brasília, o Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento de Praças, o Centro de Treinamento Especializado e o Colégio Militar Tiradentes.

       É com imensa alegria que no dia de hoje abrimos as portas da nossa Academia de Polícia Militar de Brasília para recebermos a vigésima segunda turma de cadetes da PMDF.

       Neste momento solene, minha mente retorna ao passado, quando, no ano de 1991, também me encontrava em forma, um rapaz franzino, ainda de cabelos negros, cheio de sonhos, que ingressava na segunda turma da então recém fundada Academia de Polícia Militar de Brasília.

       O tempo passou e aqui estão as senhoras e os senhores com a mesma vibração daquele rapaz do passado, representando, agora, o futuro da nossa Instituição. Vocês representam a continuidade da Corporação.

       Todos que aqui chegaram percorreram uma árdua caminhada, muito esforço foi empreendido, muito estudo, muita abnegação, muitas noites sem dormir, sem dar atenção à família, sem lazer. Tudo isso foi feito para alcançarem seus objetivos. São verdadeiros vencedores vocês que agora ingressam nesta casa do saber para se tornarem Oficiais da nossa corporação.

       A conquista não é apenas de vocês, mas também de seus familiares. O primeiro passo do sonho de se tornarem Oficiais Policiais Militares apenas começou. Os próximos passos dependerão do apoio, do suporte, do cuidado que receberão de suas famílias. A vocês, pais, mães, irmãos, esposas, esposos, enfim todos os familiares, meus parabéns! Mas se Lembrem que agora eles precisarão ainda mais de vocês!

       Nessa nova etapa de suas vidas, busquem o conhecimento, reflitam, agreguem, desenvolvam o espirito da camaradagem e da fraternidade, busquem seus ideais pois a missão que escolheram para suas vidas depende de indivíduos dispostos a serem heróis todos os dias.

       Por fim, ao iniciarem essa caminhada, jamais esqueçam do compromisso que selarão com a nossa Instituição e com a sociedade. Sejam o exemplo vivo da retidão que sempre guiou os caminhos da nossa honrada Polícia Militar do Distrito Federal.

 

PARABÉNS CADETES, SEJAM BEM VINDOS.

JAMAIS DESISTAM DOS SEUS SONHOS!

SOB AS GRAÇAS DE DEUS INICIAREMOS A NOSSA VITORIOSA JORNADA.

 

ALEXANDRE LIMA FERRO - CEL QOPM

Reitor do ISCP

 

 

 

 

 

Copyright © 2016 Informática ISCP. Todos os Direitos Reservados. Setor de Áreas Isoladas Sudeste - SAISO Área Especial - Asa Sul - Brasília-DF. CEP: 70610-200 - pga@iscp.edu.br - 61 - 3910-1556